O Festival
Idealizada em 2005 com o intuito de difundir junto ao público a produção autoral do cinema de animação, o Baixada Animada teve sua primeira edição realizada em janeiro de 2006, em Duque de Caxias e Nilópolis. O fato dessas duas cidades estarem localizadas na Baixada Fluminense influenciou diretamente na escolha do nome do projeto, mas já em sua quarta edição, em 2009, o festival ultrapassaria fronteiras com sessões sendo realizadas no Ponto Cine, no bairro de Guadalupe, na cidade do Rio de Janeiro.


Os resultados obtidos nas edições iniciais, consistentemente bem recebidas pelo público e pelo setor audiovisual, impulsionaram seus idealizadores a ampliar o escopo do festival para o cenário internacional. Dessa forma, o evento rapidamente se consolidou como um festival ibero-americano de animação. Atualmente, o Baixada Animada mantém-se como o único evento no Brasil dedicado exclusivamente à promoção e difusão da produção animada oriunda de países de língua portuguesa e espanhola, tanto das Américas quanto da Europa.
Eventualmente, a programação do Baixada Animada conta com oficinas, exposições, palestras, debates, como os realizados em 2021, durante a pandemia, para jovens infratores que estão cumprindo internação provisória em quatro Unidades Socioeducativas geridas pelo Departamento Geral de Ações Socioeducativas (DEGASE).

O foco do festival, contudo, permanece solidamente ancorado na curadoria das obras exibidas (uma média de 100 produções, entre curtas e longas-metragens), proporcionando ao público um panorama amplo e representativo da animação contemporânea em língua portuguesa e espanhola. Para realizadores de diferentes países, o evento configura-se ainda como uma valiosa vitrine para a divulgação de seus trabalhos, muitos dos quais reconhecidos e premiados em diversos festivais internacionais.




A 18ª EDIÇÃO
A ser realizado no mês de outubro de 2025, em diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro, o Baixada Animada alcança sua 18ª edição, reafirmando seu papel como uma das mais importantes janelas internacionais para a animação autoral ibero-americana. Nesta edição, a curadoria do festival analisou cuidadosamente quase 700 obras inscritas, resultando na seleção de 103 curtas-metragens que comporão a programação oficial. As produções representam 11 países, evidenciando a diversidade estética, temática e cultural que caracteriza o atual cenário da animação em língua portuguesa e espanhola.