• A Décima Primeira edição da BAIXADA ANIMADA – MOSTRA IBERO-AMERICANA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO, é uma realização da BENGUELA Produções e Eventos Culturais Ltda. A Mostra será realizada na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro - BRASIL, no mês de setembro de 2017.

    I – INSCRIÇÃO E ENVIO DE MATERIAIS
    A - O período de inscrições vai do dia 10 de maio a 30 de junho de 2017.

    B – Serão aceitas inscrições de curtas-metragens de animação, com no máximo 25 minutos de duração (incluindo os créditos), produzidos no Brasil, Portugal, Espanha e países Hispano-Americanos, a partir de 2016;

    C - Cada participante poderá inscrever quantas obras desejar;

    D - As inscrições podem ser realizadas:
    1- Através das plataformas:

    Click for Festivals - Connecting Films and Festivals ou
    2 - Através do site do Festival: www.baixadaanimada.com.br

    Envio de cópias:
    A - Ao realizar a inscrição por meio do site do Festival, o realizador deverá informar no formulário de inscrição o link privado (wetransfer, vimeo, youtube, box, etc.) e sua respectiva senha (se houver) para visualização e/ou download do filme.

    B - O idioma oficial da Mostra Baixada Animada é o português do Brasil. Ao inscrever filmes que contenham diálogos em outra línguas, o participante deverá anexar à ficha de inscrição o arquivo de texto (.srt) com time-code contendo os diálogos narrações, cartelas ou músicas que sejam relevantes para a compreensão da obra, em espanhol (preferencialmente) ou inglês.

    Obs: Não serão aceitas cópias em midias físicas: DVD, Blu Ray, pen drive, etc.

    II – SELEÇÃO
    A – Caberá à curadoria da Mostra a indicação das obras que irão competir em cada uma das categorías.

    B – A relação dos curtas seleccionados será divulgada até o dia 16 de agosto de 2017, no site oficial da Mostra: www.baixadaanimada.com.br

    C – Todos os selecionados receberão certificado de participação.

    III - AS CATEGORIAS
    Durante de curadoria, serão pré-seleccionados, no máximo, 10 filmes brasileiros e 10 filmes estrangeiros que competirão nas seguintes categorias:
    A – “Melhor Filme Brasileiro”: curtas-metragens de animação produzidos no Brasil, a partir de 2016, com a duração máxima de 20 minutos (incluindo os créditos).

    B – “Melhor Filme Estrangeiro”: curtas-metragens de animação produzidos em Portugal, Espanha e em países Hispano-Americanos, a partir de 2016, com a duração máxima de 20 minutos (incluindo os créditos).

    IV – O PRÊMIO
    A – Será formado um jurado oficial para cada categoria, composto por três integrantes convidados pela produção da Mostra, que não tenham relação direta com as obras em competição.

    B – O Júri Oficial será responsável pela eleição dos filmes que serão contemplados com os certificados de "Melhor Filme Brasileiro" e "Melhor Filme Estrangeiro" de 2017.

    V – DATAS
    INSCRIÇÕES E ENVIO DOS FIMES
    De 10 de maio a 30 de agosto de 2017.

    RELAÇÃO DOS SELECIONADOS
    Até 16 de agosto de 2017.

    MOSTRA
    Setembro de 2017.

    VI – CONDIÇÕES GERAIS
    1) Os participantes estão de acordo e aceitam que as cópias selecionadas não serão devolvidas. Os materiais recebidos passarão a pertencer ao acervo da BAIXADA ANIMADA, podendo ser utilizados para a divulgação da Mostra, e com objetivos culturais sem fins comerciais.

    2) Em nenhum caso serão pagas taxas ou impostos pelos direitos de exibição aos filmes seleccionados ou convidados.

    3) Os realizadores inscritos cedem a BENGUELA Produções e Eventos Culturais Ltda o direito – de forma gratuita – de exibir e divulgar imagens do filme (fotos e fragmentos com, no máximo, 30 segundos), a qualquer momento e sem limites de vezes sem qualquer remuneração aos participantes.

    4) É de responsabilidade do participante a utilização de imagens e músicas de terceiros em seus filmes, além de qualquer conflito proveniente de violação de direitos de autoria.

    5) A inscrição da obra indica a aceitação integral deste regulamento por parte de seu responsável.


    Para maiores informações, entre em contato com [email protected]

    Rio de Janeiro, 1 de maio de 2017.